26 May, 2016

Você realmente sabe o que é Social Media?

Quando uma marca quer se posicionar no meio digital, ela vai em busca de profissionais, empresas e informação para essa colocação, correto? Mas será que elas estão comprando e vendendo Social Media da forma certa? Você realmente sabe o que é Social Media e o que esta área da comunicação digital deve entregar?

Primeiramente vale ressaltar que Marketing Digital e Social Media têm papéis diferentes na comunicação digital, e não enxergar essa diferença pode ser o primeiro erro da presença de uma marca em plataformas sociais. O Marketing Digital tem como objetivo promover, conquistar novos clientes e ampliar a rede de relacionamento de uma marca, produto ou serviço em todo o ambiente digital. Já Social Media tem a função de aplicar as diretrizes determinadas pelo Marketing Digital nas plataformas sociais, transferindo a estratégia de forma tática para o ambiente social digital, com a linguagem e formato adequados para o meio, priorizando o envolvimento e engajamento do público-alvo através da criação e do compartilhamento de conteúdo relevante, em busca da maior conversão de resultados determinada pela marca. Isso significa, por exemplo, que, ao simplesmente replicar em plataformas sociais o conteúdo comercial definido e produzido pelo Marketing Digital, você não está fazendo um trabalho de Social Media. Sem dúvida, as duas áreas se complementam, mas uma boa estratégia de comunicação precisa ter estes dois pilares bem desenvolvidos para funcionar de forma efetiva.

Uma pesquisa recente da It’s Digital analisou a presença no Facebook de mais de 1.000 marcas de médio e grande porte, divididas em mais de 100 diferentes seguimentos. O resultado impressiona ao mostrar que 48,9% das marcas analisadas produzem somente conteúdo comercial na plataforma; além disso, apenas 51,6% fazem publicações diárias no Facebook.

Um bom trabalho de Social Media é baseado em relacionamento, mas como criar relacionamento se não existe produção de conteúdo para tal? A criação de conteúdo informativo e relevante para os seguidores em plataformas sociais é o que inicia a criação de histórias relacionadas à marca ou ao negócio presente neste ambiente. É preciso ter em mente que o engajamento acontece a partir do momento em que os seguidores interagem com a marca, e isso só vai acontecer espontaneamente se o conteúdo divulgado gerar algum interesse. Então, que tal trabalhar o criativo e produzir ou replicar um conteúdo informativo na sua página em busca de engajamento orgânico? Lembre-se de que os grandes cases de sucesso em plataformas sociais não são formados por um grande investimento em mídia, mas pela criação de história com seus consumidores 😉

Trackback URL: http://socialmediaja.com.br/index.php/2016/05/26/voce-realmente-sabe-o-que-e-social-media/trackback/

Leave a comment:

Your email address will not be published. Required fields are marked *